Oficina em Porto Murtinho : M.R. Bonifácio Gomes

Postado por: Sara Cristaldo

No dia 15 de agosto aconteceu na escola rural quatro oficinas do Programa de Valorização de plantas alimentícias do Pantanal e Cerrado, que visa a valorização e reconhecimento da importância das plantas alimentícias desses biomas. As atividades foram realizadas com jovens e adolescentes das turmas de 6º a 9º ano. As oficinas foram de “Polinização e polinizadores: conhecer para conservar” com a graduanda Aline Pádua, “Sementes e mudas de espécies nativas” pela graduanda Alyne Nascimento e professora da UFMS Liana Baptista,
“Conhecendo o potencial nutritivo dos frutos nativos” com a professora da UFMS Rita Guimaraes e a saborosa oficina, “Elaboração de receitas com frutos nativos” com a aluna bolsista Juliana Bizon. Assim como os professores os alunos se envolveram e demonstraram grande interesse nos tópicos abordados que mostraram a importância da vegetação nativa e a singularidade que o Chaco apresenta. A importância dos polinizadores foi apresentada de forma bastante dinâmica com slides e discussão e finalizada com um jogo realizado em equipes da sala. As sementes foram vistas além das que vemos diariamente nas refeições, com sementes variadas e não convencionais encontradas no Cerrado, Pantanal e também no Chaco.
As sementes foram compreendidas desde sua formação até a origem da muda, com a semeadura de sementes de Cecrópia e Cumbarú. Na oficina de potencial nutritivo as sementes e frutas e outras partes de frutos não convencionais foram apresentados, e conhecimento foi trocado sobre o uso dessas plantas, muitos dos alunos relataram uso das plantas seja na alimentação ou artesanato, visto o estreito contato que muitos destes tem devido ao estilo de vida rural. E para degustação bolos de Bocaiuva foram oferecidos para todos da escola, feitos durante a oficina “Elaboração de receitas com frutos nativos”.

dscn2420

Alyne Nascimento – Bolsista