Para Mães e Filhos – Ed. Monjolinho

Postado por: Sara Cristaldo

Nos dias 31 de Outubro e 01 de novembro foram realizadas oficinas do Programa Valorização de Plantas Alimentícias do Pantanal e Cerrado na Escola Municipal Rural Novo Progresso e No Clube de Mães (AMAM), respectivamente, ambos localizados no Assentamento Monjolinho, no Município de Anastácio – MS.

As oficinas na escola foram ministradas aos alunos desde o pré-escolar até o 9º ano do ensino fundamental, objetivando-se apresentar os frutos nativos do Pantanal e Cerrado de uma forma didática e dinâmica que pudesse chamar a atenção dos alunos em geral, para mostrar a importância desses frutos, desde a conservação dos mesmos, confecção de exsicatas e práticas de herborização, bem como saber o próprio conhecimento dos alunos quanto ao assunto, através de cartilhas  alfabetizadoras, dinâmicas envolvendo os sentidos dos alunos: tato e olfato.

O trabalho realizado na escola foi bastante satisfatório, uma vez que a maioria dos alunos participaram das oficinas realizadas, demonstrando interesse pelos assuntos abordados, em especial os “assentamento-monjolinho_01-11-16_reuniao-de-boas-praticas_foto-sara-fernanda-cristaldo-41pequeninos”.

No Clube de Mães as oficinas ministradas foram voltadas à culinária à pedido das mulheres, com a fabricação do “bolo azul “de Jenipapo, bolo e chipa de Bocaiuva e “palitinhos” de Pequi. Além disso foram abordadas boas práticas de coleta, processamento e de higiene para elas, afim de contribuir para a qualidade de vida das mesmas e também da venda dos produtos.

Foi muito bom poder contribuir para esse trabalho, foi muito gratificante poder ajudar de alguma forma essas pessoas, que apesar de simples e sofridas, nos acolheram com muito carinho e dedicaram o seu tempo.

 

Manuela Teixeira – Bolsista

 

Para ver mais fotos desta oficina Clique Aqui